O projecto "A tua capa não me é estranha!" desenvolver-se-á ao longo do ano lectivo, mas durante três momentos distintos, com actividades diferenciadas:

  • 1º período:

no início de cada bloco lectivo, os alunos da turma dedicam 5-10 minutos da aula à leitura da obra seleccionada/atribuída aquela turma. (A tipologia de obras a trabalhar será a prosa.)

Pretende-se que, no final da actividade, os alunos tenham lido a obra completa, de forma a poderem elaborar um pequeno filme/videoclip promocional do livro lido, deste modo seduzindo outros alunos para a sua leitura, através desta forma de marketing.

A biblioteca atribuirá prémios aos três melhores trabalhos apresentados.

Apresentamos, a seguir, alguns vídeos que podem servir de inspiração...

 

 Projecto de leitura

Introdução

            A escola tem não só como função ensinar a ler, habilitar os alunos com as habilidades da leitura que lhe permitam com fluidez descodificar o código escrito, mas ensinar a compreender o que se lê. A biblioteca escolar, sendo parte integrante da escola, assume, por essa razão, especial importância no ensino da leitura.

Vários estudos demonstraram a relação íntima entre os hábitos de leitura e a compreensão leitora, confirmada, aliás, nas conclusões retiradas pela OCDE, tendo em consideração os resultados do Projecto PISA 2000:

Todos os alunos que têm uma alta dedicação à leitura alcançam pontuações de aptidão para a leitura que, em média, estão significativamente acima da média dos países membros da OCDE, qualquer que seja a ocupação dos pais. Isto sugere que a dedicação à leitura dos alunos pode ser uma plataforma de política importante para contrariar a desvantagem social (…). Neste sentido, um instrumento político importante é fomentar nas escolas e na família que se cultivem bons hábitos de leitura nos estudantes. (…) Os estudantes que dedicam mais tempo para ler por prazer (…) e mostram uma atitude mais positiva face à leitura, tendem a ser melhores leitores, independentemente do seu ambiente familiar e do nível de riqueza do seu país de origem.”.

            Assim, este projecto surge com a intenção de tentar contrariar as assimetrias económicas e sociais existentes nos alunos desta região, ao formar novos públicos leitores e formar leitores competentes, tendo em mente que a criação de hábitos de leitura é um processo moroso e que exige uma actividade regular e continuada e torno do livro e da leitura.

 

Finalidade

Promover o sucesso escolar e pessoal, criando oportunidades de leitura para toda a comunidade.

 

Objectivos

Aplicar boas práticas de promoção de leitura, tendo em conta as capacidades e as necessidades individuais dos alunos.

Criar hábitos de leitura em diferentes públicos.

Desenvolver competências de compreensão leitora.

Fomentar o gosto pela leitura.

 

Produtos

Divulgação do projecto através das redes sociais (Facebook, blogue e página Webnode da biblioteca escolar) e através de outros meios de difusão (cartazes e mailing).

Produção de videoclips e de pequenos filmes sobre as obras lidas (utilizando recursos simples, como o telemóvel).

Produção de painéis, cartazes e desdobráveis sobre as actividades realizadas e sobre a importância da leitura.

 

Metodologia e Estratégias

         Esta acção de promoção da leitura será orientada por três princípios metodológicos:

  • O que é verdadeiramente importante nesta acção é o processo da própria acção: o contacto regular com a leitura;
  • Os destinatários da acção são eles próprios agentes no projecto, assumindo-se como sujeitos activos, motores do próprio processo;
  • O cruzamento útil e desejável de outras linguagens com a literatura (cinema, teatro, artes plásticas, etc, ) e a animação e o ruído que provocam não pode abafar ou secundarizar a própria leitura. Parte-se do texto, regressando sempre ao texto.

Os critérios prévios mínimos para estruturar este projecto são:

  • Leitura voluntária, continuada e “desescolarizada” em contexto escolar.
  • Leitura completa de obras.
  • Adequação das obras escolhidas aos interesses e motivações dos alunos e ao seu desenvolvimento, sem descurar a qualidade literária das mesmas: o livro certo, para o leitor certo, no momento certo.
  • Desenvolvimento de actividades lúdicas que estimulem e reforcem os hábitos de leitura e aprofundem a compreensão.

O eixo central da competência leitora assenta em dois princípios:

  • O objectivo da promoção da leitura é formar leitores competentes, autónomos, capazes de avaliar criticamente o lido e construir hipóteses interpretativas;
  • A interacção entre o texto e o leitor é uma condição fundamental para o desenvolvimento da compreensão leitora.

 

Estratégias:

            O projecto desenvolver-se-á ao longo do ano lectivo, mas durante três momentos distintos, com actividades diferenciadas:

  • 1º período: no início de cada bloco lectivo, os alunos da turma dedicam 5-10 minutos da aula à leitura da obra seleccionada/atribuída aquela turma. A tipologia de obras a trabalhar será a prosa. Pretende-se que, no final da actividade, os alunos tenham lido a obra completa, de forma a poderem elaborar um pequeno filme/videoclip promocional do livro lido, deste modo seduzindo outros alunos para a sua leitura, através desta forma de marketing. A biblioteca atribuirá prémios aos três melhores trabalhos apresentados.
  • 2º período: em cada dia da semana, à hora do intervalo para pequeno-almoço e à hora do almoço, os alunos de uma turma ficarão encarregados de ler poesia, no bar e na cantina, para os seus utilizadores. Esta actividade poderá ter um fundo musical. Pretende-se, com esta actividade, divulgar outra tipologia de textos: a poesia e a sua musicalidade. Os poemas lidos serão afixados em painéis, à entrada da escola, no painel das novidades da biblioteca, e serão também divulgados pelos meios de difusão usuais: facebook, blogue, email, site da biblioteca.
  • 3º período: todas as semanas, um grupo de alunos de uma turma irá fazer a leitura dramatizada de um excerto de uma peça de teatro (de preferência das obras de estudo obrigatório), a outra turma. Pretende-se, com esta actividade, divulgar e fomentar o gosto pelo texto dramático. Será solicitado o apoio do grupo de teatro da escola, para a implementação da actividade. No fim do ano lectivo, na festa de final de ano, os três melhores grupos irão dramatizar o seu excerto para a comunidade escolar.

Público-alvo

Alunos dos 10º, 11º e 12º anos, professores, auxiliares de acção educativa e restante comunidade escolar, abrangendo a família.

 

Duração do projecto

O projecto terá a duração de doze meses, repartidos por dois anos lectivos:

Final do ano lectivo 2011/2012 – Preparação do projecto;

Ano lectivo 2012/2013 – Implementação do projecto.

 

Plano de trabalho e cronograma

 

Cronograma 2012 -13

Jun

Jul

Set

Out

Nov

Dez

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Concepção do projecto

!

!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Selecção dos recursos e construção de materiais

 

 

 

@

 

@

 

 

 

 

 

 

 

 

Criação de instrumentos de avaliação e acompanhamento

 

 

 

 

 

 

N

 

 

O

 

 

 

 

 

 

Preparação da equipa da biblioteca e dos professores de Português

 

 

 

 

 

 

 

—

 

 

 

 

 

Implementação do projecto

 

 

 

 

 

 

 

¨

¨

¨

 

 

Avaliação do projecto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

%

%

 

Avaliação do projecto

Avaliação contínua (incluindo reuniões com elementos envolvidos)

Utilização de instrumentos de avaliação e acompanhamento, construídos para este projecto (questionários, fichas de observação, inquéritos, …).

 

Equipa do projecto

Equipa da biblioteca

Professores de Português

Coordenadora da equipa da biblioteca: Manuela Castro-Leal

 

Supervisão

Rede de Bibliotecas Escolares: CIBE Adelina Paula Mendes Pinto

 

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

  1. PROLE, António. “Como fazer um Projecto de Promoção da Leitura”. Disponível em https://195.23.38.178/casadaleitura/portalbeta/bo/abz_indices/001393_PROJ.pdf
  1. REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES. “Todos juntos podemos ler”. Disponível em https://www.rbe.min-edu.pt/np4/251.html#1
  1. PLANO NACIONAL DE LEITURA Projecto A Ler +, disponível em :

www.rbe.min-edu.pt/np4/file/73/orientacoes_projecto_aler.pdf

AUTORIA DE :Manuela Castro-Leal